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O que é KPI ou KSI? E qual a relação com as minhas metas e objetivos?

O que é KPI?

Nesse artigo você vai ver:

O que é KPI ou KSI?

Você tem vários objetivos para sua empresa, trabalho atrás de trabalho, mas não sabe se está nem próximo de atingir os objetivos e metas. Então o KSI (Key Sucess lndicator, em português Indicadores Chaves de Sucesso) ou KPI (Key Performance lndicator, Indicadores Chaves de Desempenho) que é mais popular, lhe ajudara com isso.

Antes de entrarmos mais a fundo no assunto temos que fazer uma breve introdução. Vamos começar pela pergunta, quando você deseja aumentar a sua presença online, esse desejo é uma meta ou um objetivo?

Qual a diferença entre Metas e objetivos?

Se você teve dificuldade para responder à pergunta anterior, fique tranquilo realmente a linha de diferença das duas é muito pequena. Até no dicionário os significados se chocam:

Meta é aquilo que se pretende alcançar; objetivo, finalidade.
Objetivo é o que se pretende alcançar, realizar ou obter; propósito, meta, alvo.

Por seu significado um não excluir o outro, mas não deixa muito claro a diferença, se você tem uma meta, você tem um objetivo, mas se você tem um objetivo você pode ter uma meta ou não. Ainda não entendeu?

Sim são diferentes!

Quando falamos sobre isso aplicado em um negócio, a diferença pode ficar muito mais clara. Vamos dar alguns exemplos e pense qual é qual e você vai entender melhor:

1- Esse mês temos que aumentar as vendas.
2- Esse mês temos que fazer quinze mil reais a mais em vendas.

Tenho certeza de que você conseguiu distinguir muito bem os dois agora, se não, quando falamos de metas, nós temos um valor quantitativo do que queremos atingir, assim quando batemos as metas alcançamos o objetivo, que podemos dizer que é mais qualitativo.

Entendeu agora a diferença? Mas você deve ter vários objetivos ou um objetivo que pode ser muito grande e aí que está o problema, como fazer para alcançá-los?

Transforme seus objetivos em metas!

Como dizia os sábios, em tempos de guerra, melhor lutar uma batalha de cada vez e assim ganhar a guerra. E isso segue nos negócios, quando planejamos um objetivo fazemos o mais tangível e alcançável, nós definimos várias metas que assim a cada meta alcançada, estamos mais perto do objetivo final. Então vamos facilitar isso, por exemplo:

Situação
Uma empresa x quer aumentar sua presença online para poder vender mais produtos em sua vitrine do Instagram, ela tem um valor limitado de investimento para poder crescer digitalmente, mas o nicho dela tem várias empresas e influenciadores digitais que pode se identificar com a marca e assim trazer mais seguidores engajados e autoridade de marca com conteúdos relacionados ao nicho.

Objetivo
Aumentar sua presença online e vender mais produtos pelo Instagram.

  • 1° Meta – Criar cronograma com x postagens até dia XX/XX/XXXX com conteúdo relevantes para o público e assim aumentar interações e compartilhamento.
  • 2° Meta – Fechar X parcerias estes mês, com empresas ou influenciadores digitais relevantes ao nicho para divulgar a marca, para trazer mais autoridade de marca.
  • 3° Meta – Investir RSX,XX por semana em trafego pago(anuncios).

Maravilha foi alcançada todas as metas e agora? Como sei que deu certo, que alcancei meu objetivo? Onde está o KPI ou KSI?

Mensure resultados!

Exatamente nesse ponto, que você pensa no KPI. Na situação criada acima, vai ser gerado vários dados, que tem que ser analisados antes, durante e depois de alcançar as metas, por exemplo a meta 1:

O foco dela não é só gerar seguidores, mas sim o engajamento (comentários, compartilhamento …). Essas ações vão gerar como efeito mais seguidores que é um dos objetivos que é aumentar presença online, mas essa meta sozinha, não vai “ganhar a guerra”, ou seja gerar mais vendas, por isso tem as outras metas para complementar a estratégia. Nada adianta fazer todas essas ações se você não ficar de olho nos dados gerados de cada meta, no caso da meta citada, se está tendo interações.

Como falamos anteriormente para você ter uma meta ela tem que ser quantitativa, para você alcançá-la, tem que mensurar uma ação e como resultado vai ter números. Dados para atingir a meta, por exemplo:

Para conseguir x seguidores em uma rede social, você tem que gerar visita no perfil, criando conteúdo relevante para seu publico compartilhar, comentar, curtir ou salvar para a rede indicar o seu perfil para os outras contas ou chegar pelos compartilhamento e comentários.

No exemplo citado acima os dados metrificáveis de importância são as quantidades de compartilhamento, comentários por exemplo, mas para saber se o conteúdo é relevante, portanto aumentar o número de seguidores.

Quando você tem os dados que alcançou, se tem os KPI ou KSI, portanto saberá se está dando resultado, se tem que fazer mudança ou continuar com as ações, agora você tem que definir uma meta alcançável.

Posso alcançar?

Quando for definir uma meta após descobrir seus números, você tem que pensar se você pode alcançar essas metas, ela tem que ser alcançável. Porque uma ação sem objetivo definido, pode ser mais prejudicial do que você imagina.

Não consigo nem contar quantas vezes eu vi alguém desistir de fazer algo por que trabalha demais e não vê os dados, sem saber se deu resultado. Desiste porque um investimento virou um custo que não sabe se vale a pena por ter um prejuízo sem fim. Assim quando definimos uma meta, ela não pode ser tão fácil que não seja um desafio e nem tão difícil que se torne impossível. A capacidade de alcançar uma meta é extremamente ligada ao desafio e o prazer de ter o resultado, a meta alcançada.

Agora que você sabe o que é KPI ou KSI, as diferenças entre metas e objetivos, sabe o que atingir, como atingir e quando atingir. Que tal aprender como pode definir as métricas de suas metas para saber se é um sucesso?

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